Estamos diante de um tempo de grandes desafios econômicos e isso não é nenhuma surpresa para nenhum executivo experiente e atento ao mercado. Vide por exemplo o que tem ocorrido na bolsa de valores nos últimos dias e também o que os Estados Unidos estão passando.
Para muitos desses executivos o instinto natural em tempos de desafios econômicos é o de reduzir e cortar custos. Sabemos, também, que em muitos casos esse instinto se aplica muito bem e é perfeitamente válido.
Há, contudo, outras questões circunstanciais – particularmente para empresas de médio porte – onde um período de desafios econômicos pode ser transformado em um momento ideal para investimentos em Tecnologia da Informação, especialmente se a empresa estiver precisando:
- Melhorar sua eficiência;
- Entender custos de forma global;
- Tornar-se mais competitiva;
- Fazer mudanças ágeis.
Não é difícil encontrar empresas médias que estão em fase de migração do seu sistema antigo e deficiente por um sistema ERP fornecido por experientes fabricantes, visando unificar informações de vários centros de negócios de forma global, interligando manufatura, finanças, vendas, suprimentos e modernizando sua arquitetura de TI.
Entender o momento oportuno para migrar o sistema antigo e deficiente, por um novo sistema, mais completo e que tenha na retaguarda um experiente fornecedor é um grande diferencial para a empresa, que pode inclusive determinar o futuro de suas operações e estratégias.
O executivo deve se preocupar, também, em entender se dentre os fornecedores há algum que tenha participação global com cases de sucesso em empresas médias do mesmo segmento que o de sua empresa, pois isso trará diferenciais ao projeto, afinal todas as empresas estão bastante expostas a fatores internacionais, mesmo aquelas que não tem filiais no exterior, estão comprando ou vendendo para esses mercados.
Vale ressaltar, que a migração de um sistema ERP, a par de todos os benefícios que ele proporcionará, é um projeto de grandes proporções, impactos e riscos e o executivo deve levar estes fatores em consideração.
Porque então realizar um projeto dessas proporções e riscos em meio a grandes desafios econômicos?
A resposta é bem simples! Essa é a única maneira da empresa manter-se competitiva e com isso permanecer no mercado.
Para manter-se competitivo implica em ter produtos de qualidade, preços compatíveis e serviços adequados.
Para ter preços competitivos, a empresa tem que trabalhar enxuta, e para manter a empresa enxuta é preciso ter informação de qualidade de forma rápida, precisa e útil. Para que o mercado tenha boa aceitação dos produtos, não basta ter preço competitivo, mas é preciso ter produtos de qualidade. Ter produtos de qualidade e preços competitivos pode ser encarado como exigências antagônicas em muitas empresas, mas é uma necessidade de mercado. Além disso, ainda é fundamental preservar a margem e garantir a rentabilidade mínima em cada negociação. Todos esses fatores estão inseridos em um modelo de altíssima complexidade que exige aos executivos ter informações de qualidade, de forma rápida e precisa, mas sobretudo, é necessário ter informações úteis.
Sabe-se, contudo, de vários sistemas antigos e deficientes que geram informações de forma rápida e precisa, pois na verdade esse é o mínimo que podemos esperar de um sistema,mas a chave em tempos de desafios econômicos é ter relatórios que possam ser sobretudo úteis para tomada de decisão.
A velocidade das mudanças nestes tempos, pode tornar-se um círculo insano para algumas empresas que estão diante da tirania da urgência imposta pelo mercado onde há concorrentes que já detém informação em tempo real, na ponta dos dedos, 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive através de seus equipamentos móveis (notebooks, laptops, tablets e celulares).
Para se ter uma idéia da complexidade que alguns executivos de médias empresas tem para ter informação com sistemas antigos e deficientes, há situações onde as empresas não tem informações em uma única base de dados integrada e tendo mais de uma base de dados armazenando as informações do negócio fica praticamente impossível ter uma visão geral do negócio.
Para o mercado atual, e em tempos onde há empresas usando análises preditivas, é determinante para as empresas ter informações em tempo real, pois as mudanças de um dia para outro, são cruciais para atingir as metas.
Há portanto, que considerar os fatores críticos de seu negócio em tempos de desafios econômicos e tomar a decisão com base em alguns fatores críticos preponderantes, tais como:
-Necessidade de informação íntegra.
-ERP ideal a um preço justo.
-Se possível, desenhar seu negócio em torno ERP
-Calcule o custo-benefício de seu ERP
Para todas as empresas que percebem a necessidade de investir em uma solução ERP robusta e consistente, fica a recomendação de que mesmo em tempos de desafios econômicos não se deve usar o momento como um impedimento para esse investimento, particularmente em segmentos e/ou empresas onde uma solução ERP pode melhorar a eficiência, reduzir custos e melhorar a competitividade, gerando valor ao negócio.
Investir em um sistema ERP pode fazer sua empresa economizar muito tempo e evitar muitos problemas futuros. Caso decida vender seu negócio futuramente, já terá uma base de dados integrada, uma cultura organizacional focada em resultados e competências e informações necessárias para a tomada de decisão que valorizam sua empresa acima de seus concorrentes. Não quer vender seu negócio, você terá criado a estrutura sólida que garantirá perenidade e a possibilidade de escolher entre crescimento ou estabilidade. Sua empresa entrou em uma zona desconfortável, você terá informação para tomar financiamento no momento certo ou ainda fazer cortes e/ou redimensionar investimentos.
Em tempos de desafios econômicos, a implantação de um ERP se mostra um excelente projeto de valorização do seu negócio.
Matéria completa disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/como-empresas-medias-usam-erp-para-ter-vantagem-competitiva-em-tempos-de-desafio-economico/57577/
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