terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Infográfico do mercado de ERP em 2013

Como ainda estamos no início de 2015, ainda não existem dados referentes ao mercado de ERP em 2014, mas os dados estudados ainda são bem recentes e servem como uma boa base para entendermos como está funcionando o mercado atualmente. 

Crescimento geral no mercado de ERP mundial em 2013 foi melhor que em 2012 aponta estudo


Informações setoriais apurados ao redor do mundo apontam uma tendência: as empresas de software estão buscando cada vez mais melhorar seu posicionamento dentro de três áreas estratégicas da Tecnologia da Informação: Saas (Software as a service), CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning).

No mais recente relatório do Gartner, o mercado de CRM cresceu cerca de 14% entre 2012 e 2013 , de US$ 18 Bi para  US$ 20,4 Bi. A Gartner também aponta que 41% dos sistemas de CRM vendidos foram baseados em SaaS.

Já para o mercado de ERP, segundo relatório da mesma instituição, 2013 foi melhor do que 2012, com crescimento ligeiramente menor que 4% em 2013, ante um percentual de 2,2% em 2012.

A parte interessante disso é que mais de 40% destes dois setores (ERP e CRM) foram vendidos como pacotes SaaS.

SAP

A SAP teve uma taxa de crescimento de quase 13% em 2013 com relação a CRM frente  a uma taxa reduzida de crescimento no mercado de ERP no mesmo ano. A empresa ainda é a líder global em ERP com mais de 24% do mercado e é atualmente a segunda colocada no mercado de CRM, com pouco mais de 13% de market share..

Oracle

A Oracle teve pouco crescimento no mercado de CRM em 2013, apenas 4% , mas a empresa ainda manteve o terceiro lugar com 10% de mercado total. Já para o mercado de ERP, a empresa manteve a segunda posição, com pouco mais de 12% de participação, apesar de um crescimento bastante reduzido em 2013.

Microsoft

A Microsoft teve uma taxa de crescimento perto de 23% em software CRM e pouco ou nenhum crescimento no mercado de ERP em 2013. No mercado geral, a Microsoft têm 7% de market share em CRM e 5 %  em  ERP.

Salesforce.com

A Salesforce.com foi o provedor de CRM que mais cresceu em 2013, a uma taxa de mais de 30%.

Perspectivas e Desafios

Em âmbito geral, as perspectivas para SaaS nas quatro empresas citadas parecem bastante otimistas  em um médio e longo prazo.

Mercado Brasileiro de ERP em 2013

A abordagem feita pelo Estudo Anual de Uso de Tecnologia da Informação no Brasil, elaborado pela Fundação Getulio Vargas, apresentou o que foi o mercado de sistemas de gestão (ERP) no Brasil em 2013.

A concentração do mercado de ERP brasileiro em apenas 3 fabricantes (TOTVS, SAP e ORACLE) que juntas possuem 81% do mercado ainda é bastante significativa, Contudo, o número é menor  que o estudo anterior, que era de 82%, o que pode já sinalizar ai a tendência de segmentação cada vez maior.

A TOTVS é líder com 52% do mercado de empresa até 160 teclados (segundo método do estudo da FGV para classificar o porte das empresas no relatório)

Outro fato relevante é o empate entre a SAP e a Oracle no segmento de pequenas empresas, com 8% cada,  sem grandes alterações de posicionamento desde o último estudo.

No mercado total (englobando de pequenas a grandes empresas) a liderança é da TOTVS com 37% de participação seguida pela SAP com 28% e Oracle com 16%. A Infor mantém sua fatia de 5%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário