Crescimento geral no mercado de ERP mundial em 2013 foi melhor que em 2012 aponta estudo
Informações setoriais apurados ao redor do mundo apontam uma tendência: as empresas de software estão buscando cada vez mais melhorar seu posicionamento dentro de três áreas estratégicas da Tecnologia da Informação: Saas (Software as a service), CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning).
No mais recente relatório do Gartner, o mercado de CRM cresceu cerca de 14% entre 2012 e 2013 , de US$ 18 Bi para US$ 20,4 Bi. A Gartner também aponta que 41% dos sistemas de CRM vendidos foram baseados em SaaS.
Já para o mercado de ERP, segundo relatório da mesma instituição, 2013 foi melhor do que 2012, com crescimento ligeiramente menor que 4% em 2013, ante um percentual de 2,2% em 2012.
A parte interessante disso é que mais de 40% destes dois setores (ERP e CRM) foram vendidos como pacotes SaaS.
SAP
A SAP teve uma taxa de crescimento de quase 13% em 2013 com relação a CRM frente a uma taxa reduzida de crescimento no mercado de ERP no mesmo ano. A empresa ainda é a líder global em ERP com mais de 24% do mercado e é atualmente a segunda colocada no mercado de CRM, com pouco mais de 13% de market share..
Oracle
A Oracle teve pouco crescimento no mercado de CRM em 2013, apenas 4% , mas a empresa ainda manteve o terceiro lugar com 10% de mercado total. Já para o mercado de ERP, a empresa manteve a segunda posição, com pouco mais de 12% de participação, apesar de um crescimento bastante reduzido em 2013.
Microsoft
A Microsoft teve uma taxa de crescimento perto de 23% em software CRM e pouco ou nenhum crescimento no mercado de ERP em 2013. No mercado geral, a Microsoft têm 7% de market share em CRM e 5 % em ERP.
Salesforce.com
A Salesforce.com foi o provedor de CRM que mais cresceu em 2013, a uma taxa de mais de 30%.
Perspectivas e Desafios
Em âmbito geral, as perspectivas para SaaS nas quatro empresas citadas parecem bastante otimistas em um médio e longo prazo.
Mercado Brasileiro de ERP em 2013
A abordagem feita pelo Estudo Anual de Uso de Tecnologia da Informação no Brasil, elaborado pela Fundação Getulio Vargas, apresentou o que foi o mercado de sistemas de gestão (ERP) no Brasil em 2013.
A concentração do mercado de ERP brasileiro em apenas 3 fabricantes (TOTVS, SAP e ORACLE) que juntas possuem 81% do mercado ainda é bastante significativa, Contudo, o número é menor que o estudo anterior, que era de 82%, o que pode já sinalizar ai a tendência de segmentação cada vez maior.
A TOTVS é líder com 52% do mercado de empresa até 160 teclados (segundo método do estudo da FGV para classificar o porte das empresas no relatório)
Outro fato relevante é o empate entre a SAP e a Oracle no segmento de pequenas empresas, com 8% cada, sem grandes alterações de posicionamento desde o último estudo.
No mercado total (englobando de pequenas a grandes empresas) a liderança é da TOTVS com 37% de participação seguida pela SAP com 28% e Oracle com 16%. A Infor mantém sua fatia de 5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário