terça-feira, 6 de janeiro de 2015

VOLVO do Brasil alavanca seus negócios com o ERP CIGAM

Sistema coloca a matriz na Suécia em conexão com todas as concessionárias no Brasil

A Volvo do Brasil Veículos, montadora de caminhões, ônibus e autopeças há 24 anos no Brasil e líder nacional no setor de caminhões pesados, adotou o ERP CIGAM 8.i., desenvolvido pela Abyz Informática, software house de Novo Hamburgo, RS, para colocar em prática o seu novo modelo de gestão dos negócios que tem como objetivo integrar as operações de negócios entre as concessionárias no Brasil e a matriz na Suécia.

A Volvo já possuía um sistema global de gestão de concessionárias chamado GDS (Global Dealer System), composto de módulos para o controle de peças, serviço e vendas. Para as atividades administrativas, financeiras, fiscais e contábeis a Volvo definiu o CIGAM para o mercado brasileiro, que deverá ser usado por todas as concessionárias em conjunto com o GDS.

Para que a integração em tempo real entre os sistemas e as informações fossem transparentes aos usuários, foram desenvolvidas interfaces pelas quais as concessionárias pudessem utilizar o GDS para as áreas de negócios e o CIGAM para os processos financeiros e contábeis. "Antes do sistema CIGAM, a rede de concessionárias Volvo utilizava um sistema padrão sem comunicação on-line entre matrizes e filiais e sem consolidação de dados", conta Daniel Rugilo, Analista de Sistemas, responsável pela implantação do projeto. "O novo ERP trouxe mais agilidade aos negócios porque permitiu a padronização das operações de todas as nossas concessionárias e integrações em tempo real entre as bases de dados das concessionárias com as bases de dados corporativas (técnicas e administrativas) da Volvo", comenta. O ERP CIGAM 8i está instalado na matriz na Suécia e roda em servidores AS-400 e NT , sendo os dados armazenados em servidores AS 400 (DB2). Conectando on-line a Volvo com todas as concessionárias no Brasil. A operação dos sistemas é centralizada, visando a redução do custo operacional das concessionárias.

Um dos principais fatores que pesou na escolha do CIGAM entre diversos softwares do mercado nacional e internacional, foi o fato dele ser multiplataforma, característica única, possível graça a ferramenta com a qual ele foi desenvolvido, o MAGIC – RADD (Rapid Application Development and Deployment), o que lhe permite atuar em ambientes cliente/Servidor e Intranet/Internet e rodar em servidores IBM AS/400, Windows NT, Linux, Unix ou iSeries, além de poder acessar os vários bancos de dados do mercado, inclusive os 'codefree' como o PostgresSQL e MySQL. Outras características também foram levadas em conta, segundo Daniel Rugilo, como suportar ambientes multi-empresa e multi-filial, apresentar um bom nível de integração amigável entre os seus componentes e permitir que o fluxo de informações fosse agilizado na concessionária".

Na avaliação do analista, a implementação do CIGAM foi facilitada devido a grande agilidade na customização do CIGAM às necessidades da rede de concessionárias Volvo, cobrindo plenamente as necessidades propostas pelo projeto GDS, trazendo por conseqüência agilidade as concessionárias no controle das unidades (matrizes e filiais), nas informações de negócio e operações como fechamentos contábeis, fiscais e gerenciais.

A solução GDS-CIGAM permitiu, segundo o analista, que outros pontos importantes fossem preconizados pelo novo modelo de gestão proposto, "como a padronização dos processos econômicos e financeiros (implementação de ferramentas padrões, como, por exemplo, plano de conta comum para todas concessionárias), facilitando análises comparativas de desempenho, além de garantir a integração em tempo real entre as bases de dados das concessionárias com as bases de dados corporativas (técnicas e administrativas) da Volvo, fábrica e rede de concessionárias, que obteve um grande beneficio com a implementação do CIGAM, pois todos os processos e indicadores gerenciais foram padronizados, permitindo uma análise e comparação entre os grupos econômicos".

A Volvo do Brasil possui 68 concessionárias no País, pertencentes a 12 grupos econômicos, direcionados à comercialização de caminhões e ônibus. A previsão é de que até o final de 2004 todas essas concessionárias estejam utilizando o CIGAM juntamente com o sistema de gestão - GDS, totalizando cerca de 1.200 usuários no Brasil.

A implantação é efetuada por uma equipe conjunta da Volvo e da ABYZ, tem duração média de 3 meses (1 de treinamento e 2 de acompanhamento) para cada concessionária e o suporte aos usuários pós implementação é prestado pela ABYZ.


Fonte: Daniel Rugilo - Analista de Sistemas da Volvo
disponível em:http://www.cigam.com.br/case/1/volvo-do-brasil-alavanca-seus-negocios-com-o-erp-cigam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário